terça-feira, 21 de agosto de 2007

O que as jovens feministas querem é...

" Ícone do feminismo brasileiro, musa do modernismo, militante de causas sociais, jornalista, crítica de letras, artes, televisão e teatro, poeta-desenhista, romancista, incentivadora cultural, mulher precursora e revolucionária", Patrícia Galvão, a Pagú.



Na manhã do dia 3 de agosto de 2007, na sala 01 da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom - Ufba), em Ondina, começava a oficina “Feminismo e organização política das mulheres”, uma das temáticas de discussão proposta pelo Coletivo de Jovens Feministas (CJF), do Ceará, ao II Fórum Social Nordestino.

A sala estava composta por 14 mulheres de estados como Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e *Bahia. A maioria era militante. Diferentes da juventude que corresponde ao rótulo de alienados da “Malhação, praia, cerveja e bar”, elas ocupam espaço políticos como sujeitos compromissados politicamente. “A gente curte também, mas não somos só isso”, disse Camila Saldino, da Paraíba.

Vestindo uma camisa de posicionamento a favor do aborto, Luciana Tóbrega, do CJF, que também participa do Fórum Cearense de Mulheres, explicou que para participar do Coletivo é preciso ter entre 18 e 29 anos. “Mas é preciso, principalmente, que se reconheça como jovem”, acrescentou Luciana. Questionado o critério de classificação dos sujeitos do CJF, foi concluído em debate que “o entendimento de si mesmo como identidade é o primeiro passo para a discussão e interferência na sociedade”. Luciana já concorreu ao posto de delegada em uma conferência de mulheres em seu Estado, mas perdeu em um desempate por causa da idade. “Eu era novinha demais para elas”.

A sala se tornou lugar de aglutinação e de diálogo de idéias e diferenças. Durante o debate foi proposto o rompimento com o discurso adultocêntrico de alguns movimentos sociais, que reproduzem o sistema que supostamente querem combater.

Reinventar o feminismo é uma das preocupações dessas jovens. Elas pretendem trazer questões atuais e fortalecer o movimento feminista geral, renovar as questões de gênero e quebrar estigmas e opressões que sofrem as jovens mulheres.

Essas jovens questionam também o capitalismo e o sistema neoliberal, que montaram uma estrutura de pouca remuneração aos iniciantes de quaisquer área profissional. “Somente quem é mulher jovem hoje que sabe o que as mulheres jovens de hoje
passam”, disse Isabel, estudante de Direto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quando chamadas de “Brotinhos” por uma ouvinte de mais idade, Solange Dória, de Alagoas, assegura que “não quer esperar virar plantinha para fazer alguma coisa”.

Elas não querem somente participar de assembléias e conferências, mas ter direito a tratamento igualitário em casa, na faculdade, e na rua, ou seja, em todas as relações sociais.


* Somente duas baianas: eu e uma voluntária do II Fórum Social Nordestino.

2 comentários:

Day disse...

realmente! agente sabe como eh dificil ser jovem mulher nesse país naum é zeza?
"brotinhu" mew.. huahuoaou

bjusss xuxuzilda!

dijunior disse...

Realmente, as mulheres sofrem grandes censuras!!! Porém o que me deixa chateado ao tentar entender as mulheres, é que as mesmas não se unem num propósito maior, vou lhe dar um exemplo:

* A valorização como mulher, se analizarmos conscientemente e no lado total da razão, os outdoors,e outros veículos de comunicação (principalmente à televisão); a mulher é inserida somente como símbolo ou excitação sexual!!!É raridade se ver um homem com poses sensuais!!Dizem - e é compravado - que as mulheres se vestem para as outras mulheres!!

Posso ser sincero contigo, fico muito triste pq mulheres tão bonitas e especiais se entregam à mais vil das consequências: o não reconhecimento social!!!

Entendo que mulheres são especiais e como diz um grande pensador: Por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher!!!E sei que existe tb um grande Deus, o Excelso dos excelsos!!

Eu sou homem........e além de tudo um pouco psicólogo......não graduado ainda......!!!! Tenho 20 anos!!! E seria de grande atenção tentar entender esse mundo feminino.......dizem que é cheio de fantasias e tb de realidades absolutas........porém, toda vez que busco compreender. algo de novo acontece!!! Mas a vida é assim!!!!

Não defendo o femininismo integralmente, pq ninguém nasceu para ficar só, pois Deus nos fez um para o outro, em termo de companheiros conjugais, sociais!!!!

É isso aí......AS MULHERES TEM QUE SE VALORIZAR MAIS, SÃO BELAS, ALGUMAS POR FORA, OUTRAS POR DENTRO E OUTRAS COM OS DOIS ASPECTOS: INTERNOS E EXTERNOS!!!!

PEÇO A VCS QUE SE VALORIZEM......
Digo.....se eu encontrasse - até o exato momento - uma garota que se valorizasse interiormente (Principalmente!!!) e exteriormente, já tinha casado à muito tempo!!!!

FELICIDADES A VCS E QUE DEUS AJUDE-AS A CADA INSTANTE REFLETIR NO QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR!!!
Abraços....qualquer coisa estou à disposição para diálogos!!